Embora a tecnologia do plástico tenha gerado uma enorme civilização material, o surgimento de uma grande quantidade de resíduos plásticos apresentou sérios desafios para as pessoas, mas também nos deu novas oportunidades.
A poluição causada pelos resíduos plásticos é comumente conhecida como “poluição branca”, ignorando sua existência ou realizando tratamento inadequado acarretará alguns perigos graves, tais como: (1) Os resíduos plásticos no meio ambiente não são fáceis de decompor, e o empilhamento causa o aumento de lixões e pontos de poluição. 2) O filme plástico, como o filme agrícola, entra no solo, não é fácil de decompor e impede a permeabilidade do solo, o que deteriora a qualidade do solo e afeta o crescimento das culturas; 3) Os resíduos de plástico representaram mais de 60% dos objetos marinhos flutuantes, colocando em risco a vida marinha e o transporte marítimo.
Atualmente, a tecnologia de reciclagem de resíduos plásticos pode ser dividida em cinco aspectos.
1 Reciclagem direta e reciclagem modificada de resíduos plásticos Este tipo de utilização é o método mais importante para a utilização de resíduos plásticos. Seu investimento técnico e custo são relativamente baixos, tornando-se o principal método de utilização de recursos renováveis em muitos países. Artesanato maduro.
1.1 Reciclagem direta. Isso é para moldar diretamente os resíduos de produtos plásticos reciclados após a classificação, limpeza, trituração e granulação, o que também inclui a adição de componentes auxiliares apropriados (como estabilizadores, agentes antienvelhecimento, corantes, etc.) para coordenação, adicionando Esses aditivos apenas desempenham um papel papel na melhoria do desempenho de processamento, aparência ou antienvelhecimento, e não pode melhorar o desempenho básico de produtos reciclados.
1.2 Reciclagem modificada. Esta é uma tecnologia que modifica materiais reciclados por mistura mecânica ou enxerto químico, como endurecimento, fortalecimento, uso combinado, composição e modificação de mistura preenchida com partículas ativadas, bem como modificação química, como reticulação, enxerto e cloração. . As propriedades dos produtos reciclados modificados, especialmente as propriedades mecânicas, podem ser significativamente melhoradas ou melhoradas e podem ser usadas como produtos reciclados de alta qualidade.

2.2 Pirólise refere-se à pirólise de plásticos em alta temperatura (superior a 500°C) sob condições anaeróbicas.
2.3 A hidrogenação (hidrogenação) é realizada sob condições de alta pressão de hidrogênio (pressão de hidrogênio de cerca de 30MPa) e baixa temperatura (menos de 500C). A pureza do produto craqueado é inferior à do produto craqueado termicamente, que pode ser refinado diretamente na refinaria. O hidrocraqueamento requer separação e pulverização rigorosas com antecedência, e é necessário investimento caro em equipamentos.O aterro sanitário é a pior maneira de lidar com os resíduos plásticos, mas seu custo é baixo. O aterro sanitário é um enterro profundo de resíduos plásticos, pelo menos não afeta o crescimento das plantas da superfície.
Os resíduos plásticos têm uma gama extremamente ampla de aplicações, especialmente com a crescente atenção à poluição ambiental e a implementação de estratégias de desenvolvimento sustentável, a reciclagem e a utilização de resíduos plásticos serão expandidas, resultando em enormes benefícios econômicos e sociais. Promover pesquisa e desenvolvimento aprofundados de tecnologias relacionadas neste campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário